Quinta, 16 de Maio de 2024
Ola Mundo!

Fim da página
Barracos

Google irá acelerar startups de IA no Brasil | Notícias | Baguete
EMPREENDEDORISMO

Google irá acelerar startups de IA no Brasil


29/04/2024 10:52

Conheça as dez escolhidas para a primeira edição do AI Academy.

Foto: Depositphotos

Tamanho da fonte: -A+A

O Google for Startups escolheu 10 startups brasileiras para a AI Academy, um programa inédito de aceleração que busca capacitar startups brasileiras especializadas em inteligência artificial.

Entre as escolhidas para a primeira edição da iniciativa estão Advolve; Beep Saúde; Biti9, Creators, Easy B2B, Merama, Nama, Rocketmat, Tributei e Twiggy.

Fundada em 2023, a Advolve possui sede na capital paulista e oferece uma plataforma que automatiza os processos de anúncios digitais via modelos de inteligência artificial e machine learning.

A Beep, healthtech carioca criada em 2016, oferta opções de coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas a domicílio. Em 2022, a empresa recebeu um aporte liderado pela CZI, empresa de Mark Zuckerberg.

Já a Biti9, no mercado desde 2015 e com sede na capital paulista, conta com soluções de automações robóticas de processos por meio de inteligência artificial, para que grandes empresas de diversos setores possam automatizar tarefas repetitivas e manuais.

A Creators, tem sede em São Paulo e, desde 2019, procura potencializar a presença digital de marcas e criadores  com  uma solução para campanhas de marketing de influência e programas de aceleração.

A Easy B2B, por sua vez, é uma startup paulista que facilita o processo de compra entre empresas, criando marketplaces em 72 horas através de catálogos baseados em inteligência artificial desde 2019.

No mercado há quatro anos, a Merama tem presença em São Paulo e na Cidade do México e atua em diversas categorias de produtos para acelerar o crescimento e a lucratividade de seus clientes, por meio de investimentos em capital de giro, desenvolvimento de produtos e tecnologia proprietária.

Já a Nama, sediada em São Paulo há dez anos, facilita o acesso ao conhecimento empresarial para equipes internas e clientes. 

Sua plataforma de IA e tecnologias proprietárias de busca semântica e geração aumentada de recuperação permitem a recuperação automatizada de informações e a gestão de consultas em grandes bases de conhecimento, aumentando a produtividade do cliente.

A Rocketmat, baseada em São Paulo, foi fundada em 2017 e se especializa em soluções de IA para a contratação e gestão de recursos humanos, usando algoritmos proprietários.

Por outro lado, a Tributei, com sede no Macapá e criada em 2019, utiliza IA para monitorar mudanças na legislação tributária e automatiza processos de cálculo e pagamentos de guias do ICMS, ajudando empresas que lidam com esse imposto a aumentar produtividade, reduzir custos e eliminar erros.

Por fim, a Twiggy, startup paulista em atuação desde 2021, faz parte do ramo da moda e, por meio de tecnologia de inteligência artificial, permite que usuários possam capturar imagens de roupas para descobrir opções similares.

Durante dez semanas, as empresas terão acesso a ferramentas e mentorias personalizadas com foco em computação em nuvem.

A experiência trará trilhas de aprendizagem e laboratórios para apresentar o Google Cloud e irá abordar temas como modernização de aplicativos, segurança, inteligência artificial e machine learning.

As empresas também serão conectadas a uma rede de networking, para que possam interagir entre si e com a rede alumni do Google for Startups.

A ideia é aumentar a capacidade das startups de incorporar tecnologias avançadas em suas operações e também colocar o Brasil na rota da inovação em inteligência artificial.

As sessões técnicas serão feitas virtualmente, enquanto as de abertura, realizada em 23 de abril, e encerramento, prevista para 25 de junho, acontecem presencialmente em São Paulo, no Google for Startups Campus.

A proposta é que o formato híbrido ofereça flexibilidade e maximize o aprendizado e a colaboração entre as startups participantes.

Segundo André Barrence, head do Google for Startups para a América Latina, esta será uma oportunidade única para startups de diferentes níveis de maturidade do uso de IA em seus negócios e produtos. 

“Sabemos que a inteligência artificial está transformando o mundo dos negócios. Por isso, o AI Academy terá um papel importante para ajudar a equipar as startups brasileiras com ferramentas e conhecimentos que potencializam suas soluções de acordo com as necessidades de cada startup, promovendo inovação e competitividade no cenário global", comenta.

Veja também

SANTINHOS
Google veta anúncios políticos nas eleições municipais

Decisão foi motivada por novas regras impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

MERCADOS
Google: executiva foca setor público no sul

Andrea Rodacki tem 30 anos de experiência, a maior parte focada na região.

CONFLITO
Google demite 28 funcionários após protestos

Colaboradores são contra um contrato de US$ 1,2 bilhão da empresa com Israel.

DISPUTA
Google deve injetar mais de US$ 100 bi em IA

Em outras palavras, CEO do DeepMind disse que companhia vai investir mais do que a Microsoft. 

SEO
Sai Google, entra Bing?

Com a ascensão do ChatGPT, posicionamento no Bing se torna mais importante. 

RECEITA
Google quer cobrar por busca com IA?

Rumores indicam planos da big tech para criar assinatura em troca de conteúdos premium.

 Início

Topo

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Copyright © 2017 - 2020